top of page
  • Writer's pictureArmazém Mauá

Ovo de Páscoa: da onde vêm essa história?

Updated: Apr 29, 2022

A Páscoa é celebrada em muitas partes do mundo, tendo diferentes significados para cada pessoa.


Seja um momento de reunir a família, ou viajar, e fazer a festa com chocolate; nós queremos saber: da onde vem essa tradição dos Ovos de Páscoa?


O feriado geralmente é bastante relacionado com crenças religiosas e existem diversos estudos e pesquisas sobre as possíveis origens de cada tradição e também simbolismo em cada detalhe.


Ficou curioso? Vem com a gente saber mais!


Origem


Na celebração cristã, por exemplo, baseada na festa Pessach, de origem judaica, que significa “passagem” em hebraico, a Páscoa faz referência ao êxodo do povo judeu do Egito, no momento em que, guiados por Moisés, deixaram de ser escravos e conquistaram sua liberdade.


Uma dessas versões, que é disseminada ao longo dos séculos, é a de que Maria Madalena teria ido antes do amanhecer de domingo ao sepulcro de Jesus de Nazar, que havia sido crucificado na sexta-feira, levando materiais para ungir o corpo.


Ao chegar ao local, teria visto a sepultura entreaberta e ela avista um coelho! O primeiro ser vivo à testemunhar a ressurreição de Jesus - e por este motivo 'ganhou' o privilégio de anunciar as boas novas às crianças do mundo inteiro na manhã de Páscoa.


A data também traz referências da mitologia dos antigos povos pagãos: Eostre é conhecida como a deusa da fertilidade nas mitologias anglo-saxã, nórdica e germânica! No período da primavera, lebres e ovos coloridos eram usados como símbolos de renovação em sua homenagem - alguns acreditam que seu nome inspirou a palavra Easter, Páscoa em inglês.


Desta forma, podemos já concluir que a Páscoa é um fenômeno em diversos lugares do mundo, fazendo parte de diversas crenças e culturas!




O Ovo


O ovo, por sua vez, é um símbolo de vida e renascimento! Na Idade Média, chegou-se a acreditar que o mundo teria surgido dentro da casca de um ovo! Durante a antiguidade, era propagado a ideia de que o Universo teria um formato oval.


Mas presentear com 'ovos' não é algo inusitado:

“Existem registros da Era Antiga tanto no ocidente quanto no oriente, em que o ovo, por simbolizar a vida, depois de cozido e decorado, é dado como presente em algumas épocas específicas do ano. No caso, na passagem do inverno para a primavera."

Rafael Colavite

Professor de História e Cientista Social



E o Chocolate?


Segundo o especialista, o momento em que o chocolate passou a fazer parte da tradição não é determinado, uma vez que tem uma origem dispersa nos processos históricos.


“Os franceses foram os primeiros a utilizar chocolate para confeccionar presentes de Páscoa, no século XIX. O chocolate, trazido para a Europa pelos espanhóis, era tido como sagrado entre os Astecas."

Já no Brasil, o costume de associá-lo à ressurreição de Jesus teve início na década de 1910. Neste período, os imigrantes alemães pintavam ovos à mão e os escondiam pela casa para as crianças encontrarem!


Será que foi daqui o nascimento da famosa e tradicional "Caça aos Ovos" nos dias de Páscoa?


É muito interessante descobrir que dentro da história do gastronomia e do alimento, conseguimos capturar diferentes perspectivas e histórias que se formam e se apresentam para o mundo de maneira tão única.


Feliz Páscoa!






46 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page